terça-feira, 14 de abril de 2009

Teoria da Gaiola de Faraday



Recentemente tive notícias de um acontecimento que me deixou perplexo. Não pelo acontecimento em sí, mas sim pelo fato de que este poderia ter sido evitado caso os indivíduos tivessem um certo conhecimento científico.

Um veículo com duas pessoas bateu num poste e linhas de alta tensão caíram sobre o carro. Os dois espertos que haviam sofrido somente arranhões tentaram imediatamente sair do veículo e, não para a minha surpresa, tomaram uma descarga elétrica que os matou.

Este tipo de acidente julgo ser de responsabilidade dos professores de ciências do ensino médio, se é que tiveram e caso fossem realmente físicos (dos engenheiros, raras as excessões, tudo se espera).

Toda vez que há uma descarga elétrica num material oco que seja condutor a carga elétrica em excesso se distribuirá na periferia do material, ou seja, só nas bordas, e no interior do material não haverá campo elétrico!

Este fenômeno é conhecido como o experimento da “gaiola de Faraday” e através deste conhecimento as vítimas poderiam se manter seguras, permanecendo dentro do carro até que fossem socorridas pelo socorro competente.

Ao contrário do que muitos pensam, os pneus de um veículo não fazem a blindagem do mesmo, ela é feita pela geometria do automóvel. Por isso quando estiver relampiando é aconselhado que o motorista pare seu veículo num local seguro e longe de árvores, além de exigir que todos se mantenham no interior do mesmo, sem dúvida será um lugar seguro.


Em “a” um material eletrizado atrai uma esfera metálica, já em “b” a blindagem da gaiola metálica impede esta atração por anular o campo elétrico gerado pelo objeto eletrizado.

Espero que a partir de hoje os meus leitores tenham em mente que antes de agir instintivamente neste tipo de acontecimento a lucidez possa eventualmente salvar suas vidas…

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